Sua empresa já está preparada para a Nota Fiscal 4.0?

Nota Fiscal 4.0, já conhece bem este assunto?

Também no e-commerce, mudanças estão acontecendo. Uma mudança no layout da nota fiscal eletrônica está sendo realizada pelo governo federal, e essas alterações afetam todas as empresas que emitem o documento.

Um impacto mais acentuado será sentido por quem vende por e-commerce, vejam o exemplo. Quem comercializa produtos com restrições sanitárias – tais como alimentos, bebidas e medicamentos – foi criado um novo grupo como o nome de Rastreabilidade de Produto (Grupo I80). Este grupo vai permitir o rastreio de qualquer item a partir do número de lote e data de fabricação/produção.

Quais as mudanças com a Nota Fiscal 4.0?

Atualmente, empresas de logística recebem a nota do fornecedor, em relação a um e-commerce, que contrata o transporte e em separado emite uma nota fiscal para o consumidor, que receberá a mercadoria em casa. Em análise nesse cenário, a logística também será alterada, porque com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 4.0 será obrigatório indicar a origem, quem é o transportador, de onde o produto saiu e para onde está indo.

A forma de pagamento também será afetada, pois é necessário dizer se é via boleto, cheque, cartão de crédito ou débito. Antes bastava falar se era “à vista” e “a prazo”.

Hoje em dia, para emitir uma NF-e, existem dois layouts: 3.1, que será desativado em junho deste ano; e a versão 4.0, disponível desde novembro de 2017 – e que será obrigatória a partir de 2 de julho de 2018. No cenário atual que menos de 3 meses, e 2 de julho bate à porta, o movimento de desenvolvimento de muitas software houses que constroem a migração para o novo layout ainda é lento.


Pesquisas e análises de mercado, informam que apenas 30% das empresas, inclusive as que possuem loja virtual, já aderiram à NF-e 4.0. Então se sua empresa faz parte dos 70% restantes, agiliza ai que ainda dá tempo.

O que você deve fazer?

Verificar se o ERP que você usa em sua empresa está atualizado ou se existe um plano de ação da software house com um calendário para atualizar sua plataforma.

Alerta!

Uma loja online permite você vender e enviar o produto para qualquer lugar do Brasil certo? Mais fique atento, pois cada estado tem regras tributárias diferentes e a NF-e 4.0 terá novos campos para apontar esses impostos.

A obrigatoriedade que você tem de aderir à NF-e 4.0 fará com que você não consiga mais emitir o documento, pois a versão anterior anterior será descontinuada.

Não emitir a nota fiscal é uma infração gravíssima sujeita à multa, então não existe outra opção, ou muda ou muda, fique atento ao prazo.

Calendário promocional 2018 para e-commerce com as melhores estratégias e dicas de vendas para todas as datas e eventos do ano. Integrado com agenda!