Você controla o Fluxo de Caixa de sua empresa?


Fluxo de Caixa é a saúde financeira de sua empresa

Donos de empresas que controlam somente o dinheiro que entra das vendas ou contratos, provavelmente são conduzidos à terem visões erradas sobre a saúde financeira de seus negócios. Aumento das vendas e datas de vencimentos de contratos constrói uma imagem de que tem dinheiro sobrando, e ignorar gastos, a realidade financeira da empresa fica escondida. É preciso entender o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar no controle e na organização de seus negócios. Acompanhe a seguir e entenda melhor.

Você sabe o que é fluxo de caixa?

Fluxo de Caixa em uma empresa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, em rápido conceito, é o que você recebe e o que paga em sua empresa.

Para uma gestão eficiente de fluxo de caixa, manter registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros é de alta necessidade. Um fluxo de caixa periódico de acordo com suas demandas de tomadas de decisões diárias, oferece instrumentos de verificação e análise consistentes para seus negócios.

Para tornar o processo mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas. É comum, em pequenas empresas, que essa organização comece por planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão ERP.

Com este básico indispensável levantamento do controle financeiro, é possível contar com uma base de dados verdadeira. Assim, proprietários de empresas tem os subsídios necessários para a tomadas de decisões.

Isso ocorre porque realizando o fluxo de caixa, ele obtém uma visão mais concreta sobre o momento financeiro de sua empresa. “Em exemplo prático, significa saber, que aquele período de vendas que pareceu ótimo para o faturamento, na realidade empatou receitas com despesas.”

Porque é importante conhecer e gerir seu Fluxo de Caixa!

O controle adequado do fluxo de caixa consegue abrir os olhos do gestor do negócio e trazer as notícias boas e inclusive às ruins. Mas ele não é o vilão da história. A ferramenta apenas apresenta a realidade dos resultados de suas ações de gestão financeira.

Relatórios periódicos, diários, semanais ou mensais, com números registrados no fluxo de caixa é um cenário básico e ideal para se conseguir cumprir objetivos. A verificação constante de dados apresentados por relatórios que expressem a realidade da saúde financeira da empresa possibilita o questionamento sobre como foram alcançados os números apresentados, os positivos e também os negativos.

Vantagens do controle do Fluxo de Caixa:

  • Previsão, planejamento e controle de entradas e saídas em um período determinado;
  • Verificar se o montante se o total de vendas é suficiente para cobrir gastos contratados;
  • Definir rumos na falta ou na sobra de dinheiro;
  • Entender qual o nível de sufoco ou folga financeira;
  • Obtenção de dados concretos para ajustar markups;
  • Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;
  • Tirar a “prova real” para saber se a empresa continua com recursos próprios ou se existe necessidade de dinheiro extra.

Podemos enumerar aqui uma grande lista de vantagens para se realizar uma correta atenta gestão do fluxo de caixa de uma empresa, então, se você quer conhecer todos os modelos que este sistema disponibiliza, pergunte para nossos consultores como a PontoCom Sistemas pode ajudar!

 

Não deixe seu navio a deriva…

Clique aqui e receba um orçamento gratuito de nosso setor comercial.

Fonte: PontoCom Sistemas