Clientes entram em sua loja, provam seus produtos, e compram via internet? Saiba por que!

As pessoas estão entrando em sua loja, provando produtos, mais estão indo comprar em uma loja da internet? Saiba por que!
Estamos vivendo um momento de muita turbulência político/econômica no Brasil, empresas demitindo em massa, cortando drasticamente custos, reduzindo ao máximo investimentos que podem ser prorrogados e que não gerem reduções diretas nas vendas, e mesmo assim, com esse cenário obscuro e tortuoso, a grande maioria do empresariado do varejo de pequeno e médio porte, e porque não incluir também os grandes, deixam de usar e direcionar o que tem de melhor para reter os poucos clientes que adentram em seus estabelecimentos físicos, e assim manter suas empresas funcionando com giro mínimo em vendas.
Quer saber o que essas empresas não fazem? A arte de vender “bem”……. ops, como? isso mesmo, vender bem! Calma ai, vamos explicar o que pensamos e a grande maioria dos consumidores entende por “vender bem”.

Vamos colocar em “CAIXA ALTA”, Caps Look ativado…
ENTENDEMOS POR VENDER BEM: QUANDO UM CLIENTE ENTRA NUM ESTABELECIMENTO COMERCIAL E É RECEBIDO COM UM GRANDE E NATURAL SORRISO ESTAMPADO NO ROSTO DO “VENDEDOR”, E DE TODA A EQUIPE DE VENDAS QUE ATUA ALI. COM UMA SUAVE E AUDÍVEL FRASE DESEJANDO UM BOM DIA, OFERECENDO AJUDA, DIRECIONANDO O CLIENTE COM MUITO TATO PARA AS MELHORES OFERTAS DO MOMENTO, DENTRO DE UM AMBIENTE LIMPO E BEM ORGANIZADO COM FÁCIL ACESSO, PREÇOS BEM VISÍVEIS, VENDEDORES QUE NÃO TENTAM EMPURRAR PRODUTOS GOELA ABAIXO DOS CLIENTES, E É CLARO, O GRANDE FINAL, PREÇOS ADEQUADOS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO QUE REPRESENTAM A REALIDADE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES QUE SE PRETENDE ATINGIR E CONVERTER EM VENDAS, OU SEJA…CARO CLIENTE AQUI VOCÊ É REI !

Bom se fosse assim….!

A REALIDADE: CLIENTES SENDO RECEBIDOS POR “GATOS”, E NÃO ENTENDA A EXPRESSÃO GATOS COMO PESSOAS BONITAS, E SIM GATOS PORQUE NÃO DEMONSTRAM NENHUMA EXPRESSÃO FÁCIL, VENDEDORES QUE PARECEM GATOS (LEIA-SE BICHANOS PELUDOS MESMO) QUE NO MÁXIMO SOAM MIAUUUUU..E QUANDO OLHA-SE PARA O LADO, SE AVISTA O RESTANTE DA NINHADA OLHANDO UNS PARA OS OUTROS, OU OLHANDO PARA OS LADOS, BATENDO PAPO, COLOCANDO A FOFOCA EM DIA, IGNORANDO MESMO O COITADO DO CLIENTE QUE ACABOU DE ENTRAR, QUE NÃO SABE ONDE AQUELA TÃO ALMEJADA OFERTA ESTA DENTRO DA LOJA, LEVANDO SUSTO NÃO COM PREÇOS ALTOS E SIM COM A FALTA VISÍVEL DELES, OPA.. E NESSE CASO, ELE NEM PERGUNTA PRA ALGUM VENDEDOR, POIS GATO SÓ MIA! POR FINAL, ATÉ ACHA O QUE FOI PROCURAR, MAIS COMO NINGUÉM DISSE QUE SERIA A MELHOR COMPRA DELE ADQUIRINDO O PRODUTO ALI MESMO, SAI E DEIXA PRO MOMENTO DE QUANTO CHEGAR EM CASA PARA COMPRAR O MESMO PRODUTO VIA INTERNET, E AINDA AVISA AO VENDEDOR(A) GATO(A) QUE SÓ ESTAVA PROVANDO PRA COMPRAR VIA INTERNET…

Pois é! Você já deve estar se perguntando… Essa matéria é pra dizer que devo treinar melhor minha equipe de vendas, ou pra me dizer que devo vender pela internet também?

Respondemos… São as duas coisas!

Explicamos: Se você, sua empresa e sua equipe fizerem no ambiente comercial físico tudo ao contrário do cenário que apresentei acima, com certeza suas vendas obterão melhores resultados, e sua entrada na internet para vender online também terá, pois as lojas virtuais já fazem tudo isso, elas apresentam o melhor e mais adequado design e layout totalmente adequado ao perfil do consumidor que se espera atingir (SIMPATIA); – As informações são claras e dispostas de maneira a direcionar facilmente os internautas/clientes para as prateleiras ou corredores com os exatos produtos que se está procurando. Salta aos olhos as melhores ofertas em preços e condições de pagamento (VENDEDORES QUE ENTENDEM SEUS CLIENTES); Ambiente virtual seguro, de fácil navegação (CLIENTE CONFORTÁVEL SE SENTINDO O REI E COM A MÃO NO BOLSO ANSIOSO PRA APERTA O BOTÃO COMPRAR E INFORMAR OS DADOS DE SEU CARTÃO PARA PAGAMENTO); – O cliente recebe suas compras em casa, no conforto pleno de sua comodidade, e ainda retorna na loja virtual pra comprar novamente e para compartilhar nas redes sociais que fez um ótimo negócio ali, mesmo pagamento o mesmo preço da loja física ou até mais caro.

Moral dessa história… Empreenda, venda pela internet também, pois além de entrar num mercado que cresce em torno de 20% a 35% ao ano, ele pode te ensinar a vender com excelência, pois na internet não existe mágica, não adianta ter simplesmente uma bela fachada e com grande variedade de produtos dentro da loja, tem que acordar com estratégias novas quase todos os dias! Tem que ter criatividade! Tem que planejar! Tem que ter ação contínua! 
Não se assuste ou desanime, você pode! Basta dar o primeiro passo como você fez quando abriu seu primeiro negócio físico.

Boas vendas!